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Homens e mulheres de negócios precisam de metas claras para estabelecer uma estratégia vencedora. A estratégia é mais importante que a técnica.


Prefiro um vendedor estratégico a um vendedor extremamente técnico; prefiro um gerente estrategista a um mestre nas técnicas de gerenciar; prefiro um empresário apaixonado por estratégia a um PHD em administração profundamente técnico.

Priorize a estratégia e invista em seu crescimento técnico como um meio de facilitar a implementação de sua estratégia, nunca como um fim em si mesmo.

Uma estratégia eficaz precisa de metas claras e coerentes. Vejamos dez dicas sobre como estabelecê-las:

1 - As metas devem ser específicas e mensuráveis. Ao invés de dizer "queremos crescer no mercado", estabeleça: “devemos crescer 8% no mercado, durante o primeiro semestre”.

2 - As metas devem ser ousadas, mas atingíveis. Metas irreais causam efeito contrário em sua equipe e faz com que as pessoas já comecem a ação desmotivadas.

3 - O estabelecimento das metas deve ser um processo participativo. Quando as pessoas participam do estabelecimento das metas, tornam-se muito mais comprometidas e motivadas.

4 - As metas de equipes precisam estar nitidamente vinculadas e sincronizadas com as metas da organização.

5 - As metas individuais devem ser vinculadas às metas equipe. Assim, você evita os preciosismos e o individualismo.

6 - As metas devem contemplar os fatores críticos de sucesso: recursos, competências, pertinência das pessoas, padrões de desempenho, condições do mercado, aspectos comportamentais, ações da concorrência, etc.

7 - As metas estabelecidas devem reforçar-se mutuamente, o atingimento de uma meta não deve implicar prejuízo para outra, salvo exceções estratégicas momentâneas de priorização.

8 - As metas não podem tratar apenas dos fins. Cada proposta deve vir acompanhada da análise e planejamento dos meios necessários para atingi-las.

9 - Jamais podemos esquecer que auto-desenvolvimento e auto-superação estão na base do êxito de quaisquer metas estabelecidas. Desconsiderar este fator equivale a nos condenar ao não atingimento das metas.

10 - As metas devem ser materializadas e compartilhadas de forma documental (seja por meios eletrônicos ou materiais) com todos os envolvidos. O estabelecimento de um documento e de um pacto formal entre os envolvidos é de fundamental importância. Sem ele, metas são apenas idéias!

Como nossas metas contemplam nossos anseios em um mercado altamente competitivo; é natural que elas nasçam do encontro entre nossas decisões e objetivos estratégicos, levando em consideração a análise das ações realizadas pela concorrência.

Vejamos dez perguntas para estabelecer metas considerando a concorrência:

1 - Quais são os meus concorrentes?

2 - Como eles financiam o seu negócio?

3 - Qual é o tamanho de suas equipes?

4 - O­nde eles estão localizados? Como e o­nde eles comercializam seus produtos e serviços?

5 - Como eles se relacionam com seus clientes?

6 - Qual a participação deles no mercado?

7 - Quais são as suas estratégias de preço?

8 - Quais são as suas maiores forças? Podemos igualá-las ou superá-las?

9 - Quais são suas principais fraquezas? Como podemos utilizá-las em nosso favor?

10 - Quais serão as suas possíveis reações frente ao nosso crescimento?

Para você, que acompanha o nosso newsletter, aqui estão duas reflexões fundamentais para o seu êxito no mercado. Conhecê-las é bom, mas aplicá-las é o que faz a diferença.

Em negócios, conhecimento não pode ser estocado, precisa ser utilizado através de Atitudes Vencedoras que nos conduzam a assumir o lugar que nos compete em um mundo repleto de oportunidades, mas carente de atitudes.

Comece imediatamente a viabilizar as maneiras de utilizar estas dicas no seu negócio e em sua carreira. Muito em breve estaremos enviando outras, não permita que elas se acumulem. Você sempre tem, em média, trinta dias de intervalo para aplicar cada nova ferramenta que enviamos a você antes de receber o próximo newsletter. Faça acontecer!

Sucesso é o que acontece aos competentes, enquanto os outros esperam para ver o que vai acontecer!

Carlos Hilsdorf

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